Welcome...

Seja bem vindo ao e-ProjectOffice.

Este espaço tem como objetivo principal, disponibilizar conteúdo sobre as diversas áreas do gerenciamento, dar dicas de livros, link's, ferramentas e comentários sobre assuntos relevantes sobre o mundo dos negócios.

Enjoy It!!


terça-feira, 5 de agosto de 2008

Gestão de Pessoas

Duas áreas da gestão me fascinam. São elas :

  • Gestão de Pessoas
  • Gestão da Comunicação

Me fascinam pelo simples fato de que apesar de serem áreas aparentemente comuns, por estarem absolutamente presentes no nosso cotidiano, oferecem complexidade, por tratar diretamente com o que existe de mais complexo e completo no universo : O ser humano.

Uma das coisas que mais me fascinam no meu dia a dia, é o aprendizado de observar, falar, servir, gerenciar e liderar pessoas.

Aliás, esse é um dos grandes dilemas da gestão de pessoas : Gerenciar ou Liderar.

Muito se tem escrito sobre as diferenças entre gerenciar ou liderar, com muitas coisas boas escritas a respeito e algumas até poéticas, como :

"Gerencie processos, lidere pessoas"

Ainda estou tentando compreender isso, nas situações do dia a dia. Entendo que um bom líder, geralmente, também é um bom gerente, mas nem sempre um bom gerente, é também um bom líder. A maioria dos gerentes, consegue entregar os resultados, em condições normais de "temperatura e pressão" e algumas vezes, até entregar os resultados em situações que oferecem alguma adversidade, mas em situações de crise, em ambientes de alta pressão, a grande maioria, não consegue "liderar" seus colaboradores para que passem pela turbulência, olhando com calma para o que está sendo feito e chegar do "outro lado", entregando os resultados esperados.

Considero como qualidades básicas de um líder, as seguintes características :

  • Saber ouvir;
  • Reconhecer os diferentes perfís em sua equipe e lidar com essas diferenças;
  • Saber reconhecer os talentos;
  • Ser bom observador;
  • Comunicar-se de maneira clara e objetiva;
  • Transmitir confiança e;
  • Motivar, principalmente pelo exemplo

Essa não é a visão de um especialista, mas de um arguto observador de pessoas, no seu cotidiano.

E um bom gerente, que características tem ??

Ah! isso é assunto para um outro post.

Ps.: Gestão de comunicação também.

Um abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário: