Welcome...

Seja bem vindo ao e-ProjectOffice.

Este espaço tem como objetivo principal, disponibilizar conteúdo sobre as diversas áreas do gerenciamento, dar dicas de livros, link's, ferramentas e comentários sobre assuntos relevantes sobre o mundo dos negócios.

Enjoy It!!


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Web 2.0

Outro dia, foi solicitada minha opinião a respeito dos impactos que a Web 2.0 causaria nos negócios tradicionais. Não sou nenhum especialista em Web 2.0, mas vou me arriscar a dar alguns palpites.

Primeiro vamos entender um pouco, o que é a famigerada Web 2.0

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”

Esta definição está descrita na Wikipedia e o termo foi cunhado pelo americano Tim O'Reilly em 2004.

Exemplos clássicos de sites baseados na chamada Web 2.0, são :

Estes sites, oferecem total interação do usuário com os serviços oferecidos, permitem reunir informações de vários sites em tempo real, numa mesma interface. Um dos exemplos fantásticos de utilização de produtos Web 2.0 para melhorar a interatividade dos usuários com o conteúdo publicado, é a ferramenta criada por um brasileiro, chamada boo-box, que permite colocar Tags em qualquer parte do texto e quando o usuário passa o mouse sobre essas tags, é exibido um box com descrição detalhada do que está escrito na tag, ou até mesmo uma propaganda, com produtos relacionados a mesma. Talvez, da lista acima, o site que mais se aproxima do conceito descrito no Wikipedia, é o Facebook. A intenção do seu criador/mantenedor, é transformara o site em uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos, portanto, a ideia é disponibilizar o maior número de aplicações possíveis para os usuários e comunidades do Facebook.

Na minha singela opinião, essa nova onda que estão chamando de Web 2.0, trará mais e mais impacto na utilização de softwares e sites de colaboração, como redes sociais, sites de venda de produtos pela web, etc. No entanto, nos negócios tradicionais como bancos, seguradoras, etc, não acredito que hajam mudanças significativas nos seus sites. Não estou falando aqui, dos sites institucionais, pois, estes sim, devem sofrer alguma mudança, ainda que a meu ver, não significativa, mas sim, dos siste de transações onde o usuário tem que se logar para transacionar com a empresa. Isso por motivos óbvios, de segurança e performance.

Algumas empresas mais arrojadas, turbinarão suas intranets, permitindo a criação de Blogs e Wikis corporativos, como já acontece na IBM, HP e outras gigantes de TI, permitindo maior colaboração, troca de informação e consequentemente uma melhor gestão/administração do conhecimento, com suas intranets e portais integrados com ferramentas de ECM (Enterprise Content Management), armazenando, qualificando e classifacando todo esse conteúdo e transformando-o em conhecimento corporativo.

Sites de e-commerce como submarino e americanas.com, já oferecem bastante interatividade e informação cruzada de produtos, que facilitam bastante a vida do usuário, mas não acredito que os Internet banking, com os já tão conhecidos problemas de segurança, fraudes, ataques de hackers, tenham mudanças nesse sentido.

Enfim, essa é a minha opinião, da qual espero comentários e críticas, para que possa revisá-la e melhorá-la.

Um abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário: